Sobre a Coleção

A Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF/DGLAB reúne uma grande diversidade de marcas e modelos de câmaras fotográficas, desde os primórdios da invenção da fotografia até a um passado, já mais recente, na viragem para o século XX.

Para além de câmaras fotográficas, contempla também um vasto conjunto de acessórios e outros dispositivos fotográficos, material de laboratório e de estúdio.

Este acervo é composto por objetos provenientes de vários fundos e coleções, com destaque para a Coleção António Pedro Vicente, adquirida pela Sociedade Porto 2001 para património do CPF, que está na base da criação deste núcleo museológico.

Para além desta coleção, agrupa ainda objetos dos Fundos Aurélio da Paz dos Reis, Fotografia Alvão, Estúdios Tavares da Fonseca, Horácio Novais, Rádio Televisão Portuguesa, Coleção João Luís Freitas, entre tantos outros.


Sobre o DIGICAM

O DIGICAM é o catálogo digital desta Coleção, disponibilizando atualmente cerca de 3.000 dos seus objetos, tendo sido lançado no dia 19 de agosto de 2022, por ocasião da celebração do Dia Mundial da Fotografia.

Esta plataforma permite ao utilizador a realização de pesquisas direcionadas pelo nome do objeto ou pelo nome do seu fabricante e, ainda, uma navegação livre por todos os objetos catalogados.

Mas, por detrás deste interface com o público, encontra-se todo um Sistema de Informação e Gestão que foi desenvolvido para utilização estritamente interna, com base na norma Spectrum, na sua versão 4.0. Esta norma, que está hoje já em prática em inúmeras instituições culturais por todo o mundo, foi desenvolvida no Reino Unido para a documentação das coleções dos seus museus, sendo da responsabilidade da Collection Trust.

É uma norma orientadora, de acesso livre e gratuita, que determina os procedimentos standard normalizados para a documentação e gestão de coleções.

O DIGICAM pretende ser uma plataforma em constante desenvolvimento e permanente atualização de conteúdos.