Exposição Permanente

Com sede na cidade do Porto, no edifício histórico da antiga Cadeia e Tribunal da Relação, o Centro Português de Fotografia dispõe, desde 2001, de um núcleo museológico na área da fotografia: o Núcleo Museológico António Pedro Vicente.

O seu nome é uma justa homenagem ao colecionador António Pedro Vicente, que ao longo de toda uma vida criou uma coleção ímpar de objetos fotográficos e que, hoje, se encontra à guarda do CPF/DGLAB.

Ocupando o 3º piso do edifício, esta exposição permanente conta a História da Fotografia através de alguns dos seus marcos mais importantes, numa seleção de 600 equipamentos fotográficos, proporcionando ao público visitante uma viagem no tempo.

Num discurso expositivo organizado em função dos grupos tipológicos das câmaras fotográficas, num contexto de evolução da técnica, da ótica e da química, podem ver-se a históricas daguerreanas, as portentosas câmaras de estúdio, que marcam o início da fotografia comercial, as câmaras de campo ou de viagem, com os primeiros foles e a conquista da portabilidade, as tropicais, evocando o início do século XX e as expedições fotográficas às zonas mais exóticas e selvagens do globo, as inúmeras estereoscópicas e os indispensáveis visores, que ciclicamente ressurgem no quotidiano lúdico das famílias, as francesas jumelle, as detetive "quebra-chapas", evocando a industrialização das chapas de gelatino-brometo, e os caixotes e a introdução da película, que nos deram os instantâneos de amador e as incontornáveis reflexas de uma e de duas objetivas, que usam um espelho para refletir a imagem do objeto para o visor.

Para além destas, ainda é possível ver o grupo das câmaras subminiatura, recordando o uso de formatos fotográficos muito pequenos e as câmaras de espionagem, com alguns objetos absolutamente insólitos.

As marcas Kodak, Zeiss Ikon e Polaroid, pela sua extensa produção de equipamentos fotográficos, são apresentadas num contexto de percurso da sua atividade, com algumas das suas câmaras que entraram para a história.

Nesta exposição pode também ver-se exemplos de equipamentos e materiais usados no laboratório fotográfico, e tomar conhecimento dos principais materiais fotossensíveis que foram marcos nas História da Fotografia.

Um conjunto de brinquedos evocando a câmara ou a atividade fotográfica tem também presença na exposição, bem como uma pequena seleção de câmaras fotográficas, que ganham destaque pelo que representam, pela sua raridade ou pela sua razão de pertença.


Visite-nos!

Para mais informações:
https://cpf.pt/expos_eventos/nucleo-museologico-antonio-pedro-vicente/