Hasselblad 500C

Em Exposição

Sobre o Objeto

Em 1841 Fritz Victor Hasselblad cria a sua primeira empresa comercial, a FW Hasselblad & Co, na cidade portuária de Gotemburgo, Suécia, e rapidamente conquista uma posição de destaque no mercado nacional e internacional.

Alguns anos mais tarde, em 1887, a Hasselblad forma um departamento de fotografia e, graças à sua rápida expansão, em 1908 é fundada uma outra empresa, a Hasselblads Fotografiska Aktiebolag, que se torna parceira de negócios da Eastmann Kodak.

Victor Hasselblad, filho de Fritz H., abre a sua própria loja de fotografia, a “Victor Foto”, em 1937, e nos anos que se seguem publica vários artigos técnicos sobre fotografia, conquistando assim uma respeitável reputação, sempre associada, é claro, ao nome de família.

Em 1939, tem início a Segunda Guerra Mundial. Face às novas necessidades, o governo sueco pede a Victor H. que produza uma câmara idêntica a uma outra, de fabrico alemão, utilizada para fazer fotografias aéreas, e que havia sido apreendida num avião alemão. Essa câmara viria a chamar-se Hasselblad HK7. Contudo, o maior feito da Hasselblad estava ainda por acontecer. Em 1969, pelas mãos de Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin Jr., na missão espacial Apollo 11, a Hasselblad 500EL/70 regista as primeiras imagens do homem na Lua.

Victor Hasselblad faleceu com 72 anos, tendo deixado a maior parte da sua fortuna pessoal para a Erna e Victor Hasselblad Foundation. O objectivo da fundação é promover a pesquisa e o ensino nas áreas de ciências naturais e fotografia.

O prémio de fotografia anual, The Hasselblad Foundation International Award in Photography é um dos mais prestigiados do mundo.

Este modelo, a Hasselblad 500C tem uma objetiva Carl Zeiss Planar f:2,8/80mm e um obturador Synchro Compur com velocidade variável de 1 a 1/500 de segundo e pose.

Produção

1957 - 1971 (ca.)
Período
Hasselblad, Victor Hasselblad Aktiebolag
Gotemburgo, Suécia

Objetiva

2,8
Abertura Focal
80 mm
Comprimento Focal
Carl Zeiss Planar
Marca e Modelo
Intermutável
Tipo de Fixação

Obturador

Synchro Compur
Marca e Modelo
De velocidades variáveis de 1 a 1/500 e pose
Velocidade (em segundos)

Material Fotossensível

60 x 60 mm
Formato de Imagem
45 x 60 mm
Formato de Imagem
Filme 120 e 620
Material Utilizado

Classificação

PT/CPF/CCEF/HN/00018
Fundo Horácio Novais e Herdeiros
Câmara reflexa de uma objetiva
Câmara fotográfica analógica

Outras Informações

Mais Objetos
Mamiya RB67 Pro-S

Mamiya RB67 Pro-S
Mamiya Camera Co. 

Exakta B version 4

Exakta B version 4
Ihagee Kamerawerk, Steenbergen & Co. 

Bronica S 2

Bronica S 2
Bronica Co. Ltd. 

Rolleiflex SL26

Rolleiflex SL26
Rollei-Werke Franke & Heidecke